Todos os modelos de física do game foram alterados, de forma a proporcionar uma experiência muito mais realista. Entre as modificações se destacam os modelos de aderência e de colisões. Os níveis de configuração de dificuldades também receberam atenção - sendo que o Profissional necessitará de um volante para ser jogado, devido ao alto nível de precisão dos comandos, o que pede um controle igualmente preciso.
O foco muda de pistas urbanas e abertas para circuitos fechados, baseados em locais reais. A quantidade de pistas fictícias foi reduzida a um mínimo, o que torna o game muito mais parecido com um simulador. No entanto, o alto nível de personalização dos carros continua, assim como a possibilidade de melhorar suas performances. Vale ressaltar que o cockpit é uma das grandes apostas do time de desenvolvimento, no que diz respeito ao diferencial em relação a outros títulos.
No mais, o cerne dos aprimoramentos foi a jogabilidade. O objetivo é trazer o jogo muito mais para perto da sensação real de se estar pilotando uma máquina extremamente potente. Tanto é que o que se busca é algo muito mais preciso do que aquilo que vimos em GTR2.
Seja como for, é uma grande mudança em relação a títulos anteriores da franquia. Resta aguardar para ver se esta curva brusca irá revitalizar a série. Mas isto não é tudo que foi especulado ultimamente. Embora a EA tenha dito que está focada na produção de SHIFT, NITRO e Need for Speed World Online, rumores dizem que a Criterion Games está desenvolvendo um game da série, previsto para 2010.
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